domingo, 21 de outubro de 2012

Josué 1 - Josué assume a liderança

Resumo do livro de Josué

O título do livro é o nome do sucessor de Moisés, Josué, filho de Num. Ele era antes chamado de Horshea', transliterado Oséas (Dt 32:44; Nm 13:8, 16), que significa "salvador" ou "salvação". De acordo com o verso 16 Moisés mudou o seu nome para Yehoshua', Jeosué, acrescentando a forma abreviada de Yahweh ao antigo nome.

Comentaristas e críticos divergem quanto ao livro ter sido compilado pelo próprio Josué. No entanto, com poucas exceções, até os tempos modernos tanto judeus quanto cristãos reconhecem que Josué é o autor do livro que recebe o seu nome.


Tomando por base a autoria de Josué e o fato de o êxodo ter se iniciado no ano 1445 a. C. , está claro que o livro foi escrito no início do século 14 a. C.

O tema principal do livro é a fidelidade de Deus e o cumprimento de suas promessas sob a capacitada liderança de Josué, o escolhido por Deus para cumprir o propósito divino.

(Adaptado de CBASD, vol. 2, pág. 155-158)


O capítulo 1

Após a morte de Moisés o próprio Deus passou a falar com Josué (v. 1). Deus passou a encorajá-lo para a obra que Josué deveria realizar conduzindo o povo rumo à terra prometida (v. 2 e 5).

Josué havia sido "servidor de Moisés". Este por sua vez era "servo do SENHOR". Em hebraico, o termo "servidor" significa um auxiliar voluntário, aquele que ajuda outro, em contraste com o "servo", que tem laços de obrigação por um motivo ou outro (CBASD, vol. 2, pág. 161).

Servir os outros é uma atitude extremamente valorizada por Deus. O próprio Cristo afirmou que não veio "para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mt 20:28). Aquele que se esforça para trabalhar para Deus no serviço a outros sempre terá seus esforços reconhecidos e recompensados por Deus.


Uma expressão que se repete no texto nos chama atenção: Deus fala a Josué três vezes a frase "sê forte e corajoso" (v. 6, 7 e 9) e os líderes de algumas tribos também citam essa frase mais uma vez (v. 18). É fato que Josué era um homem de fé, coragem e determinação. Sendo um dos doze espias, ele e Calebe foram os únicos que deram um relato otimista com relação à terra prometida (Nm 14:6-9). Qual seria então o motivo desta admoestação?

Provavelmente, a admoestação divina para que Josué fosse forte e corajoso fosse devido ao peso da nova responsabilidade que ele estava recebendo. Josué havia desempenhado bem o seu papel como filho de Deus, como um dos espias e também como um dos líderes da sua tribo. Agora ele estava perante uma responsabilidade muito maior. Era esperado que ele cumprisse o seu papel no mínimo com a mesma qualidade que Moisés (v. 17). Uma coisa é ser sucessor de alguém que não desempenhou um bom papel, outra coisa é suceder alguém que ficou na história devido à sua liderança.

Deus lembrou a Josué que o sucesso na sua empreitada dependeria da sua obediência a todas as leis que Deus havia dado por intermédio de Moisés (v. 7 e 8). A fidelidade a Deus é a chave para o sucesso!

Josué então convocou os líderes das doze tribos para se organizarem, pois eles passariam o Jordão em três dias (v. 11). Além disso, Josué cobrou das tribos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés o cumprimento da promessa que eles haviam feito, pois já haviam recebido por herança as terras que ficavam antes do Jordão e essas tribos se comprometeram de ajudar as outras tribos a tomarem posse de suas terras (v. 12-18).



Liderança. Este é o tema principal deste capítulo. Josué havia sido fiel em tudo até aquele momento. Chegou então a ocasião de receber uma nova tarefa, uma responsabilidade muito maior.

Jesus ensinou por meio da parábola dos talentos a importância de ser fiel a Deus naquilo que ele nos manda fazer, por meio do uso dos dons que ele nos concede (Mt 25:14-30). Um ponto que chama atenção nessa parábola e que lembra a história de Josué é o verso 29 onde se afirma que aquele "que tem" (ou seja, que fez bom uso do que tem) "se lhe dará" (ou seja, receberá mais).

A vida de um verdadeiro servo de Deus é uma vida de constante crescimento. Josué aparece no relato bíblico na história dos doze espias. A partir de então ele sempre aparece em momentos importantes. Sua coragem e otimismo fizeram com que ele fosse um personagem de destaque no pentateuco. Josué desenvolveu sua capacidade de liderança, coragem e fé em Deus. Começou como "servidor de Moisés" e depois assumiu o papel da própria pessoa a quem ele servia, tornando-se o líder de todo um povo e servo direto de Deus.

Devemos seguir o exemplo de Josué: servir em todo o tempo, dentro da tarefa que nos foi confiada, conforme a capacidade que nos foi dada. Com certeza, se formos fiéis, cresceremos cada vez mais pela graça de Deus.


Um comentário:

  1. Concordo plenamente, devemos ser fiéis, obedientes para com Deus em tudo que Ele nos pede para fazermos. Se pensarmos que o que Deus pede é o melhor para nós, não seriamos tão rebelde em atender a vontade de Deus.Para mim quando Ele diz "sê forte e corajoso" quer dizer tome cuidado com esse mundo de trevas tudo parece muito bom, belo e atrativo mas é ilusão para lhe desviar do foco, "Jesus Cristo". E no meu ponto de vista "sê forte e corajoso" para Josué, Deus está dizendo: não vai ser fácil o que vem por ai mas eu estarei contigo.

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.