Josué enviou dois homens para espionar a cidade de Jericó. Chegando lá eles se abrigaram na casa de uma prostituta chamada Raabe (v. 1). Essa foi uma estratégia muito esperta da parte daqueles homens, pois as casas das prostitutas eram locais que recebiam todo tipo de gente, incluindo estrangeiros e assim eles poderiam entrar na cidade sem ser percebidos. Porém, a cidade era constantemente vigiada e o rei da cidade acabou sendo avisado a respeito da presença deles (v. 2).
Homens foram enviados para prender os espias, porém Raabe os protegeu, dizendo aos homens que os espias haviam fugido (v. 3-7). Raabe, assim como toda a cidade, conhecia todos os milagres que Deus tinha realizado no meio do povo de Israel. Ela sabia que a cidade estava destinada à destruição (v. 8-11).
Então ela fez um trato com os espias pedindo que sua vida e a de sua família fosse poupada quando os filhos de Israel viessem tomar a cidade (v. 12-13). Os espias prometeram poupar-lhe a vida, contanto que ela tomasse algumas providências (v. 14-21).
Raabe era de uma nação pagã e além disso ela levava uma vida à margem da sociedade. Contudo, isso não impediu que ela cresse no poder do Deus de Israel ao tomar conhecimento de todos os seus milagres e maravilhas. O Espírito Santo pode influenciar o coração de qualquer pessoa, basta que a mente e o coração estejam abertos à Sua influência.
Raabe agiu com misericórdia para com aqueles homens e eles prometeram retribuir mesma forma. Essa deve ser a atitude de todo filho de Deus: agir de forma honesta e honrada, independente de com quem seja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.