Neste capítulo Moisés termina o seu terceiro discurso apresentando de forma dramática as consequências que viriam ao povo de Israel pela obediência e pela desobediência a todas as leis que Deus tinha dado ao povo, incluindo os dez mandamentos.
Tanto as bênçãos quanto as maldições tinham a ver com todos os aspectos da vida humana, tanto na fertilidade humana, quanto na saúde, na agricultura, no rebanho, na chegada da chuva, na proteção em momentos de guerra, etc.
Todas as maldições que poderiam cair sobre o povo de Israel viriam como consequência de terem quebrado a aliança que eles fizeram voluntariamente com Deus (Êx 19:8; 24:3, 7).
A lei de Deus é a base ou medida da obediência ou desobediência humana (v. 1). Por meio da obediência aos mandamentos de Deus podemos ser felizes e ter sucesso na vida (Sl 1: 1-3).
Quem determina se uma pessoa terá bênçãos ou maldições em sua vida não é Deus; isso vem como consequência de nossas escolhas em fazer o que é certo ou não (Mt 6:33; 16;27; Rm 2:4-11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.