Para quem acha que Deus é um tirano e opressor, eis aqui um capítulo recheado de conselhos de bondade e em prol da sociedade.
Os versos 1 ao 6 tratam da lei a respeito do Ano da Remissão. A cada sete anos os credores deveriam perdoar as dívidas das pessoas que tinham tomado algo emprestado e não tinham como pagar (v. 1-2). No sétimo ano eles não deveriam exigir o pagamento por parte do seu irmão de nacionalidade. Mas, caso a dívida fosse com uma pessoa não israelita e que não vivesse em Israel ele poderia exigir a quitação do débito (v. 4). O objetivo deste mandamento era evitar que cada vez mais surgissem pessoas pobres na nação de Israel (v. 5).
Deus orienta ainda o seu povo a não fechar a mão no sentido de não ajudar ao necessitado. Pelo contrário, o povo deveria ser liberal em ajudar os pobres em suas necessidades (v. 7-8). A pobreza é algo comum a todas as épocas (Dt 15:11; Mt 26:11), mas é necessário que os filhos de Deus estejam sempre dispostos a ajudar a aliviar o seu sofrimento.
O amor a Deus é a base para que amemos e nos importemos com o nosso próximo. O apóstolo João comenta: "Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?" (1Jo 3:17). Não é possível um verdadeiro filho de Deus ver alguém passando necessidade e fechar o seu coração. A pregação de João Batista incluía um cristianismo prático, de compartilhar as coisas com quem não tem (Lc 3:11).
A escravidão é mais um ponto que Deus não aboliu de imediato da cultura de Israel, mas ele estabeleceu leis para aliviar o seu fardo e fazer com que o escravo fosse liberto o mais rápido possível (v. 12). Além de ser liberto, deveria ser provido o que fosse necessário para que aquele ex-escravo tivesse condições de recomeçar a sua vida (v. 13-14), pois do contrário ele viria a se tornar mais um pobre no meio do povo.
Os versos 19 ao 23 apenas repete algumas recomendações anteriores a respeito da oferta dos primogênitos.
Vemos então que Deus no Antigo Testamento tinha cuidado pelos pobres e desamparados (Êx 22:35; Lv 19:10; 23:22; Pv 19:17) assim como vemos no Novo Testamento (Mt 25:34-40; Lc 14:13-14).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.