Esta é a primeira vez que a cidade de Jerusalém é citada na Bíblia. Ao que tudo indica, ela é a mesma Jerusalém dos dias atuais. Não há certeza quanto à origem do seu nome, mas é quase certo que o final do nome signifique "paz" (CBASD vol. 2, pág. 218).
O rei de Jerusalém convocou outros quatro reis para que o ajudassem a destruir o povo de Gibeão (v. 3-5). Os gibeonitas pediram ajuda a Josué, que foi imediatamente em seu auxílio. Deus confirmou a Josué que ele venceria as batalhas, pois o Senhor já havia determinado a derrota daqueles povos (v. 8).
O Senhor interviu milagrosamente na batalha de Josué contra os cinco reis. Primeiramente Deus causou confusão entre os inimigos, fazendo com que eles passassem a fugir de Israel (v. 10). Enquanto eles fugiam, Deus fez chover granizo do céu sobre eles, de maneira que os mortos pelas pedras foram mais do que os mortos na guerra (v. 11). Por fim, Josué orou ao Senhor pedindo que o Sol e a Lua ficassem imóveis enquanto a batalha não terminasse; Deus atendeu a sua oração (v. 12-13).
Josué fez este pedido a Deus provavelmente porque ele achava que o restante do dia não seria tempo suficiente para eliminar os inimigos e ele desejava aproveitar a ocasião em que eles estavam fugindo e evitar que eles se reorganizassem.
Os cananeus adoravam o deus Sol (Baal) e a deusa Lua (Astarot). Para aqueles povos pagãos, aquela foi uma demonstração de que até mesmo os seus deuses falsos serviam a Yahweh, o Deus verdadeiro.
O autor usou a linguagem de sua época para descrever questões científicas. É claro que o Sol não gira em torno da Terra, mas o que ocasiona o decorrer do dia é a rotação da Terra em torno do seu eixo. No entanto mesmo em nossa era falamos que o Sol nasce e se põe.
Alguns questionam como poderia tal evento ter acontecido, pois se a Terra parasse de girar os efeitos sobre ela seriam catastróficos. Porém, este tipo de raciocínio impõe limites ao poder de Deus que criou o Universo e as leis da natureza. Para um ser que criou todas as coisas somente com o poder de sua palavra realizar um milagre deste tipo não é algo difícil. A própria lei da gravidade foi vencida em duas ocasiões (2Rs 6:5-6; Mt 14:25-29).
Outros usam o "dia longo" relatado neste capítulo para querer afirmar que o ciclo semanal foi afetado, e consequentemente o sábado se perdeu na história. Devemos porém nos lembrar que Jesus, o melhor intérprete das Escrituras guardou o sábado. Se houvesse qualquer falha no ciclo semanal antes de seus dias e o sábado não fosse mais válido Jesus saberia. Além disso, deve-se perceber que o dia foi mais longo, mas não foi dois. Aquele dia terminou quando o Sol se pôs e aquela semana continuou sendo uma semana de sete dias.
Depois Josué derrotou sete outros reis. O segredo para o sucesso era que "o SENHOR, Deus de Israel, pelejava por Israel" (v. 42).
A Terra é plana, e sim o sol gira sobre ela, conforme a bíblia narra, assim é , comprovado pela ciência ( mas a verdadeira) , não pela ciência de satanás, que faz uma multidão de tolos a 600 anos. Vai na bíblia.
ResponderExcluir