Após passar cerca de dois meses em Sitim, o povo partiu sob a liderança de Josué marchando até alcançar o rio Jordão (v. 1). Ali pousaram, provavelmente por cerca de três dias (v. 2). No fim dos três dias os líderes do povo fizeram uma segunda proclamação para que o povo acompanhasse a Arca da Aliança, porém a uma distância de aproximadamente 800 metros. Isto era uma forma de reverência e também servia para que todo o povo tivesse oportunidade de ver as águas do Jordão sendo divididas. A partir deste momento a coluna de novem e a coluna de fogo não mais guiaram o povo, pois a presença de Deus estava representada por meio da Arca.
Foi dada a ordem ao povo de que eles deveriam se santificar (v. 5). Provavelmente esta santificação seria da mesma forma que ocorreu no Sinai. Eles deveriam se banhar, lavar as vestes e se abster de tudo o que pudesse impedi-los de acompanhar o milagre que aconteceria. Da mesma forma hoje o cristão deve se santificar por meio da entrega da vida a Deus (Rm 6:22; Hb 12:14), abstendo-se de toda forma de mal (1Ts 5:22).
Após isso Josué explicou aos sacerdotes que eles deveriam entrar no rio carregando a Arca da Aliança (v. 8) e que assim que os seus pés tocassem as águas do rio este seria cortado (v. 13), ficando uma parte da água amontoada acima e as águas abaixo do local onde estava a Arca continuaram descendo em direção ao Mar Morto, fazendo com que o leito do rio ficasse seco (v. 15-17). Tal manifestação miraculosa era uma prova clara da presença de Deus no meio do seu povo (v. 10).
Quando Deus deseja realizar alguma obra no meio do seu povo Ele espera que o povo colabore desempenhando o papel que for designado por ele. O Senhor prometeu expulsar os vários povos daquelas terras, mas para isso os filhos de Israel tinham que se santificar, os sacerdotes tinham que carregar a Arca da Aliança e entrar no leito do rio Jordão e após as águas serem divididas o povo deveria atravessar o rio. Todas estas obras deveriam ser realizadas por fé e obediência à palavra de Deus que no momento foram pronunciadas por meio de Josué.
Hoje Deus também tem propósitos para sua Igreja, assim como para cada um dos seus filhos. Porém, Deus não recompensará uma pessoa descrente ou ociosa. Apenas os que creem na sua palavra e obedecem à mesma, desempenhando a parte que lhe corresponde, poderão contar com as bênçãos da presença do Senhor em suas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.