Agora Deus dá ordens a Josué e o reanima, dizendo que ele não deveria temer. Além disso, Deus ordena que ele leve consigo "toda a gente de guerra" (v. 1), diferentemente do conselho dado pelos espias. Diferentemente no caso de Jericó, desta vez Deus permitiu que o povo tomasse os despojos para si. O próprio Deus instruiu Josué a respeito da estratégia de guerra para a tomada de Ai (v. 2). Muitas vezes nós cometemos o mesmo erro que Israel cometeu: tentar obter sucesso em seus empreendimentos sem procurar saber se aquele é realmente a vontade de Deus.
Foi dada a Josué uma estratégia na qual um aparte dos guerreiros ficariam de emboscada enquanto outra parte iria atacar a cidade. Quando o povo da cidade de Ai saiu para guerrear, os guerreiros de Israel fingiram estar fugindo (v. 15). Isto fez com que todos os guerreiros da cidade de Ai e de Betel perseguissem os guerreiros de Israel (v. 16-17). Foi então que os outros guerreiros de Israel que estavam na emboscada entraram na cidade e a queimaram (v. 19) . Após isso eles passaram a perseguir os guerreiros de inimigos, enquanto que a primeira parte dos guerreiros de Israel deixou de fingir e voltou ao encontro dos inimigos (v. 20-22), fazendo com que eles ficassem cercados. Todos os guerreiros foram mortos, depois o seu rei foi enforcado (v. 29).
Após o sucesso na batalha, Josué erigiu um altar (v. 30) no monte Ebal, que ficava a uns 30 Km de Ai. Israel obteve uma vitória que assegurou que o Senhor ainda estava com eles. Era um momento oportuno para dar uma pausa nas campanhas militares e renovar a aliança feita com Deus. Um monumento de pedra foi construído junto ao altar. A pedra foi caiada e nela foram escritas todas as leis dadas por intermédio de Moisés (inclusive os dez mandamentos). As leis foram então lidas na presença de absolutamente todo o povo, incluindo homens, mulheres, crianças e estrangeiros que viviam no meio do povo de Israel.
Vemos neste capítulo uma sequência interessante que os servos de Deus devem seguir para obter o sucesso em qualquer empreendimento:
- Buscar saber qual é a vontade de Deus com relação ao que estamos desejando fazer;
- Seguir à risca o plano divino. Não é seguro seguir planos baseados somente na vontade humana (Pv 16:1);
- Após o êxito, lembrar-se do Senhor e ser grato a ele pela vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.