No verso 2 onde fala-se em "bastardo", a palavra no original tem tradução incerta. Segundo a tradição rabínica este termo se aplica a uma pessoa nascida de incesto. Deus sempre valorizou a pureza na vida familiar.
Também não participariam das assembleias os amonitas e moabitas (v. 3-6) devido a sua hostilidade contra Israel. Deus aconselha o povo a não perturbar os edomitas devido o seu parentesco com Israel, e nem os egípcios, pois Israel foi acolhido em suas terras, apesar das adversidades (v. 7). Já os filhos dos edomitas e egípcios a partir da terceira geração poderiam usufruir dos privilégios do povo de Deus (v. 8), caso se circuncidassem.
Há ainda várias outras recomendações a respeito de assuntos diversos:
- Os versos 9 ao 14 tratam a questão da limpeza física e pureza de vida. Deveriam sair do acampamento os homens que tiveram polução noturna;
- Os escravos fugitivos não deveriam ser entregues aos seus donos, mas deveriam ser acolhidos pela cidade que fosse do agrado daquele escravo (v. 15 e 16);
- A palavra "prostituição" refere-se às prostitutas cultuais. A prostituição sempre foi uma abominação a Deus, mas fazer da prostituição um ato de adoração a outros deuses era ainda pior (v. 17 e 18);
- O povo não deveria emprestar com juros ao filhos de Israel (v. 19 e 20). Esta lei visava beneficiar os pobres para socorrê-los em momento de apuros financeiros;
- O povo deveria evitar fazer votos, mas se fizesse deveria cumprir (v. 21-23);
- Qualquer pessoa que tivesse fome poderia entrar no campo de outra pessoa e colher com as próprias mãos o necessário para saciar a sua fome. Não poderia porém levar o fruto consigo (v. 24 e 25).
Estas recomendações eram de caráter social para o povo daquela época. Porém, os princípios continuam até hoje:
- Os que desejam se aproximar de Deus devem purificar suas vidas;
- Os filhos de Deus devem exercer a bondade cuidando do que é do próximo e ajudando o necessitado;
- Acima de tudo deve permanecer a fidelidade a Deus.
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