sábado, 13 de outubro de 2012

Deuteronômio 26 - Gratidão a Deus

Quando o povo de Deus tivesse tomado posse da terra de Canaã e colhido os frutos da terra, deveriam apresentar a Deus as primícias (v. 2), que eram a primeira colheita, levada ao templo em um cesto e apresentada ao sacerdote que oficiava naquele dia.

O ofertante então proferiria palavras cerimonialistas testificando que estava realizando aquela oferta como forma de gratidão a Deus e reconhecimento de todas as dádivas divinas (v. 5-10). Isto seria motivo de alegria para o povo (v. 11).




Deus é o provedor de todas as bênçãos em nossa vida (Dt 8:17-18; Dt 28:8; Mt 6:26, 30; Tg 1:17). Isto com certeza deve ser motivo de sermos alegres e gratos a Deus, pois ele tem cuidado por nós (Sl 55:22; 1Pe 5:7).


Os versos 12 a 15 falam a respeito de um dízimo que deveria ser separado e dado "ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva". Este não era o dízimo dos dez por cento que costumamos conhecer e que são devolvidos sempre que houver renda. Note que o verso 12 refere-se a separar os dízimos "no ano terceiro", ou seja, a cada três anos. Deus sempre incentivou o povo a lembrar-se dos pobres.

Da mesma forma, não temos o direito de utilizar o primeiro dízimo, que são os dez por cento separados sempre que houver renda. Este dízimo no NT é usado para a manutenção da pregação do evangelho. Quando desejamos ajudar os pobres devemos separar esta ajuda de outra fonte, ou até mesmo um outro dízimo para este tipo de finalidade. É importante sempre lembrar de ajudar a diminuir o sofrimento de quem precisa.


Moisés conclui o seu segundo discurso mandando o povo praticar os estatutos, juízos e mandamentos de Deus. Assim o Senhor seria o seu Deus e Israel seria o seu povo (v. 17).


Deus deseja ser o nosso Deus e nosso pai. Ele quer ter uma íntima relação conosco. Para isso é necessário que reconheçamos as bênçãos que ele tem feito por nós, para que este reconhecimento gere em nós o sentimento de alegria e gratidão e assim possamos nos relacionar com ele de forma genuína.


Um comentário:

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.