sábado, 8 de setembro de 2012

Números 28 - As ofertas contínuas

Este capítulo trata especificamente das ofertas contínuas, que eram realizadas a cada dia. Dois cordeiros eram sacrificados, um pela manhã e outro à tarde (no por-do-sol). Tais ofertas representavam a intercessão diária de Cristo no santuário celestial (Rm 8:34; Hb 7:25). É a esta intercessão contínua que se refere o texto de Daniel 8:11-13, 11:31 e 12:11.

Neste capítulo aparecem muitas medidas de alimentos que eram oferecidos juntamente com a oferta queimada de cordeiros. Uma das palavras era o
efa, que era uma medida de volume equivalente a 22 litros. Já o him é uma medida de volume para líquidos equivalente a 3,67 litros (CBASD vol. 1, pág. 145).

A expressão "do meu manjar" (v. 1) significa literalmente "do meu alimento". O costume pagão de oferecer alimentos aos ídolos é claramente uma imitação das ofertas que o povo apresentava a Deus.

A expressão "bebida forte" (v. 7) vem do hebraico shekar, que normalmente se refere a uma bebida feita não de uvas, mas de cereais ou de mel. No caso deste versículo, muitos comentaristas afirmam que a palavra shekar se refere a um vinho recém-espremido, não diluído em água (CBASD, vol. 1, pág. 1008).

Nos dias de sábado havia uma oferta adicional que era sacrificada além do sacrifício contínuo. Talvez tenha sido por isso que Jesus disse que no sábado "os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa", ou seja, todo aquele trabalho não era considerado transgressão do sábado porque era um trabalho feito para Deus.

Havia ainda uma oferta especial que era apresentada "nos princípios dos vossos meses" (v. 11) "todos os meses". Era o holocausto da lua nova (v. 14) que provavelmente foi instituído para neutralizar os cultos de adoração à Lua (CBASD, vol. 1, pág. 1008 e 1009).

O capítulo ainda relembra as ofertas que deveriam ser apresentadas na Páscoa (v. 16), no dia das Primícias (v. 26) e na Festa das Semanas (v. .26).

Todas estas ofertas tinham o propósito de impressionar a mente do povo quanto ao cuidado e providência de Deus, além de prefigurar todas as obras de Jesus no Plano da Salvação.


2 comentários:

  1. Estou lendo quase que diariamente Clayton. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é muito importante para o entendimento da mensagem do Santuário. Precisamos estudar, compreender e aplicar essa mensagem de maneira pratica em nossas vidas pois o plano da redenção é revelado através dessa mensagem. Estou gostando muito dos estudos Clayton. Obrigada :)

    Rebecca

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.