sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Números 34 - Os limites da terra prometida

O capítulo de dedica exclusivamente a registrar as fronteiras da terra de Canaã a qual o povo de Deus iria herdar e cita os nomes das pessoas responsáveis pela sua divisão. Basicamente, Canaã era a região situada entre o rio Jordão e o Mar Mediterrâneo (Nm 32:32; 34:12).

Duas tribos e meia já haviam pedido por herança as cidades conquistadas antes do Jordão: Rúben, Gade e a metade da tribo de Manassés (Nm 32:1-5; Nm 34:14-15). As outras nove tribos e meia receberiam
sua herança na terra de Canaã (v. 13).

Eleazar e Josué receberam a tarefa de supervisionar a divisão das terras (v. 16-17) com a ajuda dos príncipes das tribos (v. 18).



É interessante perceber como Deus sempre lembra daqueles que são fiéis a ele. Eleazar assumiu o lugar de seu pai Arão por ter se mantido fiel ao sacerdócio, diferentemente de Nadabe e Abiú (Nm 3:4). Já os nomes de Josué e Calebe (este citado no verso 19) estão em evidência desde o episódio dos doze espias.

Deus sempre lembra dos seus filhos fiéis tanto para abençoar quanto para atribuir mais tarefas de importância. Isto é uma coisa que geralmente passa por alto em nossas leituras. Normalmente as pessoas lembram da reprovação ou dos castigos que Deus impõe aos infiéis, mas deixam de dar a devida atenção às bênçãos e privilégios concedidos aos fiéis.

Devemos ser fiéis a Deus tanto no pouco quanto no muito (Mt 25:21; Lc 16:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.