domingo, 16 de setembro de 2012

Números 36 - Casamento das herdeiras

Anteriormente fora dado às filhas de Zelofeade o direito à posse das terras que seriam de seus pais, por ele ter morrido sem ter deixado filhos do sexo masculino (Nm 27:1-7).

Agora, vieram os filhos da tribo de Gileade, que eram descendentes da tribo de Manassés assim como elas para fazer uma petição a Moisés. Eles tinham receio de que as terras que elas receberam por herança fossem transmitidas a outra tribo no caso de elas casarem com
homens de outra tribo e tivessem filhos com eles (v .3).

Então Moisés estabeleceu uma limitação para estes casos: as mulheres sem irmãos não deveriam casar com homens de outras tribos, nem mesmo de outro clã da mesma tribo. Isto manteria a herança na mesma tribo.

As filhas de Zelofeade casaram então com seus primos, filhos de seu tio paterno (v. 11). A bíblia traz recomendações proibitivas a respeito do casamento entre parentes próximos (Lv 18), mas o texto não fala nada da respeito de casamento entre primos.



Assim termina o livro de Números, onde foram registrados não somente contagens e nomes de pessoas, mas também importantes relatos a respeito das leis que foram estabelecidas na época com o intuito de preservar o bem-estar comum da nação de Israel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.