quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Números 26 - O novo censo de Israel

Passada a praga registrada no capítulo 25, Deus mandou Moisés e Eleazar (o filho e sucessor de Arão) levantarem um novo censo do povo, estando o povo ainda nas campinas de Moabe (v. 3). Este novo censo foi realizado 38 anos após o primeiro, que foi realizado no deserto do Sinai (Nm 1) (CBASD, vol. 1, pág. 1000).

O objetivo do censo foi o de repartir as terras proporcionalmente segundo o tamanho de cada tribo. A designação de quem ficaria com qual terra seria feita por meio de
sorteio (v. 55-56).

Neste segundo censo não havia mais nenhum homem contado no primeiro (v. 64), com exceção de Josué e Calebe, os quais Deus prometeu que entrariam na terra devido à sua fé e bom testemunho no relato dos doze espias (Nm 14:24, 30, 38), além de Moisés e Eleazar.

Uma geração inteira havia morrido no deserto, devido à sua rebeldia contra o Deus que os livrou da escravidão. Ficaram da primeira geração somente uns poucos que nos servem de exemplos de como Deus não abandona nem se esquece dos que são fiéis a Ele. "O Senhor conhece os que lhe pertencem" (2Tm 2:19). Ele sempre conserva o nome dos santos diante dele (Êx 33:17, Is 43:1).

Um comentário:

  1. "O objetivo do censo foi o de repartir as terras proporcionalmente segundo o tamanho de cada tribo." O Deus da Bíblia, nosso Deus, é Deus de ordem e de justiça. Assim, também sejamos.

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.