sábado, 29 de setembro de 2012

Deuteronômio 13 - Contra os falsos profetas e a idolatria

Moisés agora adverte o povo contra os pretensos profetas. Deus já sabia que os judeus tinham a tendência a acreditar em um profeta caso algo sobrenatural acontecesse por meio dele. Assim, o cumprimento dos tais sinais ou prodígios não deveria ser a única prova de que o profeta é de Deus. Caso o tal profeta incitasse o povo à idolatria, esse era um profeta falso (v. 1 e 2).

Deus permitia que esse tipo de profeta surgisse para que o povo fosse testado, pois haviam aqueles que serviam a Deus sem ser por amor. Deus desejava separar do meio do seu povo saqueles que serviam a Ele sinceramente, baseados no amor e na obediência aos mandamentos (v. 4), e não baseados apenas em manifestações sobrenaturais (v. 3).


O falso profeta deveria ser morto, pois ele estava tentando afastar o povo de Deus (v. 5). Deus não desejava que o seu povo recebesse influências más que viessem a afastá-los dele. O mesmo deveria ser feito até mesmo contra parentes próximos como irmãos, filhos e a própria esposa, caso estes tentassem afastar alguém do caminho de Deus, incitando-o a servir outros Deuses (v. 6-10).

Medidas tão drásticas tinham um propósito: servir como uma advertência ao povo, para que aqueles males não tornassem a acontecer no meio deles (v. 11).

Devemos lembrar que Deus não executava juízo contra uma pessoa de forma gratuita. Isso era realizado quando a pessoa ou o povo em questão já estava em aberta rebeldia contra Ele. (ver por exemplo os comentários de Nm 25, Nm 31, Nm 33).


3 comentários:

  1. creio q já existe os falsos profetas sim,e o que me deixa triste é saber que são tantas
    pessoas enganadas,e outro pq gostam mesmo de serem enganados.Em algumas Igrejas não se prega mais a palavra ,não encina o povo a buscar Deus e sim bens materias,poucos se importando com a salvação;Igreja lotada e as pessoas longe de Deus.muitos mortos Espiritualmente,peço a Deus que desperte os seus escolhidos,
    não deixe se enganar.pq Jesus está as portas não da prá brincar de ser crente.
    que Deus seja uma prioridade na vida dos crentes.E não se apegue o homem e nem placa de Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Si,comcordo!!


    Sim concordo,muitos crentes confusos,por preção de lidere,ameaçando que são amaldiçoados se deixarem a Igreja para ir a uma outra.as pessoas por não ter um evagelho bem esclarecido vive mesmo sem está se sentindo bem.por causa das ameaças.acho isso terrivel,só q isso só funciona na mente de quem não está seguro com Deus.Então povo de Deus não fique forçado a onde vc não está se sentindo bem



    ResponderExcluir
  3. verdade!se está tendo um bom encinamento fique,se não sai pq não é pecado,procure uma Igreja q pregue o verdadeiro evangelho de Cristo.Santificçaõ,concerto,busca do Espirito Santo,a cada dia te encinando a buscar mais de Deus e te preparando para aquele grande dia.Salvação.

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.