quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Salmos 43 - Pedido para que Deus o leve ao seu tabernáculo

Alguns creem que este salmo forme um só texto com o salmo 42. Isso porque o refrão do salmo 42:5 e 11 aparece novamente no verso 5 deste salmo. Além disso, alguns manuscritos hebraicos apresentam eles juntos (CBASD vol. 3, pág. 827).

Neste pequeno salmo Davi continua clamando a Deus, pois ele estava sendo perseguido pelo seu próprio povo (v. 1, a "nação contenciosa") e por homens ímpios. Davi estava se sentindo rejeitado por Deus (v. 2). Ele desejava que o Senhor enviasse sobre ele a sua luz e a sua verdade (v. 3) para que ele pudesse ser liberto e assim voltasse ao templo de Deus.


Estar diante do altar de Deus, no Santuário, era o motivo da alegria do salmista (v. 4). Quando as palavras não eram suficientes para exaltar a Deus, Davi utilizava a música como forma de louvor e adoração.

Assim como no salmo 42, a reflexão a respeito da misericórdia de Deus e a lembrança dos dias passados quando ele podia ir ao templo de Deus faziam com que ele se enchesse novamente de esperança e ficasse indignado com a própria atitude de ter ficado abatido. Era como se ele perguntasse a si mesmo: "que motivos você tem para estar triste?".


Basicamente, o que Davi faz neste salmo é clamar a Deus que o ajude para que ele possa voltar o mais breve possível para o santuário, onde possa estar diante da presença do Senhor para adorá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.