Este é um salmo onde Davi apresenta a Deus a sua culpa e o seu arrependimento. Assim como em outros salmos, o sentimento de culpa dele é tão intenso que vai além do sofrimento mental, mas chega a causar sofrimento físico.
Davi pede a Deus que não o repreenda, ou seja, não o castigue (v. 1). Ele descreve a sua culpa por meio de palavras diferentes, como "meu pecado" (v. 3, 18), "minhas iniquidades" (v. 4, 18), "minha loucura" (v. 5). Assim, ele cria que seu sofrimento e até mesmo sua enfermidade eram culpa de seus pecados. Ele chega a dizer "Não há parte sã na minha carne... por causa do meu pecado." (v. 3). Esse era um pensamento comum (porém errado) na cultura judaica. Por exemplo, os discípulos, ao virem um homem cego de nascença, perguntaram a Jesus de quem era culpa por essa enfermidade (João 9:1-2).
Prossegue-se uma descrição do seu sofrimento, onde ele fala de feridas, de estar encurvado, de sentir um peso nos ombros e sua carne não estar sadia. Além do sofrimento físico, ele descreve a sua angústia mental quando diz que dá gemidos por causa do desassossego do seu coração (v. 8).
A partir do verso 9 o salmista passa a descrever outras causas do seu sofrimento: O afastamento por parte de seus amigos e parentes (v. 11) além da perseguição por parte dos seus inimigos (v. 12). No entanto, ele não leva em conta as coisas más que são ditas por eles (v. 12-14).
Por fim, Davi fica aguardando confiantemente o socorro de Deus (v. 15). Ele já fez tudo o que podia: reconheceu o seu pecado, confessou a Deus, resistiu ao mal não revidando as palavras dos seus inimigos. Agora só lhe resta aguardar o socorro da parte de Deus (v. 21-22).
O pecado só causa isto: sofrimento, sentimento de culpa e más consequências. Davi, porém, demonstrou e deixou registrado como o ser humano pecador deve proceder: reconhecer sua culpa e confessar a Deus. Além disso, rogar a Deus pela libertação. Devemos fazer isso com confiança, pois temos a garantia do perdão, desde que estejamos sinceramente arrependidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.