terça-feira, 10 de setembro de 2013

Salmos 34 - Deus livra os que o temem

Este salmo mescla várias ideias. Inicialmente o salmista expressa seu louvor individual a Deus e ao mesmo tempo convida os justos a se unirem a ele em louvor (v. 1-3). O louvor de Davi a Deus era por causa dos livramentos que o Senhor operara em sua vida (v. 4, 6).



O salmista faz o convite para que "os humildes" busquem a Deus e contemplem a sua face para que sejam iluminados. Devemos olhar para Deus, meditar na sua santidade e no seu amor (Isaías 45:22). É pela contemplação que somos transformados.

Uma palavra que se repete no texto é "temor" e suas variações (v. 7, 9 e 11). Temer a Deus é fundamental para o sucesso na vida espiritual. Este temor não é sinônimo de ter medo, mas respeito, obediência, reconhecimento, gratidão, devoção. Os verdadeiros sábios da Terra são os que temem ao Senhor (v. 11; Salmos 111:10).

O salmo faz uma pergunta retórica: "Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem?" (v. 12). Em outras palavras: "Quem são os que realmente gostam de viver?". Ele mesmo dá a resposta, indicando que os que gostam de viver muito e viver bem são aqueles que controlam as suas palavras (v. 13; Provérbios 21:23; Mateus 15:11,18-19; Tiago 1:26; 3:5-6). Além disso, temer a Deus também consiste em apartar-de do mal (v. 14; Provérbios 3:7). É interessante como Pedro dá um conselho muito parecido ao falar sobre viver dias felizes. Basicamente ele diz a mesma coisa, ou seja, que é necessário ter o domínio próprio controlando a própria língua e afastando-se do mal (1 Pedro 3:10-11).

Desta forma, Deus está atento, observando os justos da Terra (v. 15), assim como também os injustos (v. 16). O restante do salmo mostra que Deus livra os justos (v. 17-22), aqueles que tem o coração quebrantado.



Um comentário:

  1. Interessante notar que no Salmo 34:14 diz: "...procura a paz e empenha-te por alcançá- la". Hoje, um dos tesouros que mais se procuram é a paz. No entanto, numa reação paradoxal, enquanto se procura a paz, criam intrigas com vizinhos, deixa de falar com um irmão da igreja, com o pai a mãe, e acham que isso não faz diferença para o mundo. Jesus foi claro em afirmar: "...muito bem servo bom e fiel, foste fiel no POUCO , sobre o muito te colocarei" Mt 25:21. As grandes transformações devem começar de pequenas ações, se você busca paz para sua casa, paz na sua igreja, comece de você, empenhe- se por alcançá- la!! Irão ter momentos em que você vai dizer: não da mais, chega, vou dizer tudo o que acho, ai vem o conselho: refreia a língua (v.13), desabafe com o SENHOR (v.15) os seus ouvidos estão abertos para ouvir suas reclamações, suas raivas, suas queixas, DEUS te entende, Ele te ama, a muito tempo espera ter uma conversa com você, que tal hoje? Que você possa do Senhor aprender o verdadeiro significado do temor, pois Ele promete:"Vinde,filhos, escutai- me; Eu vos ensinarei o temor do Senhor" Abraço

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.