terça-feira, 17 de setembro de 2013

Salmos 41 - Deus assiste ao justo na enfermidade

Este á mais um salmo onde o salmista relata uma enfermidade. Antes disso, ele inicia falando daqueles que ajudam aos necessitados. No fim ele faz uma oração a Deus.

O ensinamento dos primeiros versos lembram os ensinamentos de Jesus. O salmista diz que aquele que ajuda ao necessitado será bem aventurado (v. 1), pois Deus o protegerá e cuidará dele no momento da doença (v. 2-3). Jesus ensinou que devemos fazer pelos outros aquilo que desejamos que eles façam por nós (Mateus 7:12). Aquele que tem fé exterioriza essa fé por meio de boas obras, inclusive a ajuda aos necessitados (Tiago 2:15-16).


Davi clama então a Deus por causa dos seus inimigos que contemplam a sua enfermidade e ficam desejando a sua morte (v. 4-6). Seus inimigos creem que a doença dele é culpa de seu pecado (v. 7-8).

Até mesmo um amigo de Davi o traiu, fato representado pela atitude de levantar o calcanhar (v. 9). Este verso tem aplicação no contexto do salmista, mas também foi interpretado pelos escritores inspirados do Novo Testamento como uma referência profética a Judas, que traiu a Jesus (João 13:18).

Por fim, o salmista roga a Deus que lhe restabeleça a saúde (v. 10) e termina com palavras de louvor (v. 13).


O texto parece fazer uma comparação: No momento de sofrimento, como uma enfermidade, os ímpios podem até visitar o justo, mas o seu coração carrega falsidade e ao sair desejam-lhe o mal. Por outro lado, Deus assiste o justo e lhe dá o conforto. Nem sempre teremos ajuda e conforto da parte das pessoas, mas Deus sempre estará conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.