quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Salmos 35 - A perseguição dos ex-amigos

Este salmo parece apenas mais um daqueles em que Davi pede a Deus que o livre dos seus inimigos. Mas ele tem um detalhe importante: a descrição de seus inimigos deixa claro que se trata de pessoas que outrora eram seus amigos, mas que um dia passaram a odiá-lo e perseguirem. ) salmo pode ser dividido em três partes:



1) Uma oração de súplica a Deus para que o livre dos seus inimigos (v. 1-10). Ele pede socorro a Deus como um guerreiro empunhando escudos (broquel era um escudo pequeno e redondo) e uma lança. Ele pede que Deus envie sobre os seus inimigos "o Anjo do Senhor" (v. 5-6; comparar com 2 Reis 19:35). Para Davi, estas pessoas estavam perseguindo ele sem motivo (v. 7 e 19). Esta primeira parte termina com louvor a Deus pela proteção (v. 9-10)

2) Uma descrição dos seus inimigos (v. 11-16): eram pessoas que levantavam falso contra ele (v. 11). Além disso, eles eram antes os seus amigos, pois retribuíram com o mal o bem que Davi lhes fez, causando-lhe uma grande decepção (v. 12). Davi sempre pensava no seu bem, inclusive os tinha na sua lista de oração (v. 13), rogando a Deus pela sua cura quando eles estavam enfermos. Davi os considerava como irmãos (v. 14), mas eles vieram a trair a sua amizade, começando a desejar o seu mal (v. 15).

3) A continuação da sua súplica a Deus para que o livre das mãos deles (v. 17-28): a palavra "predileta" no verso 17 significa mais ou menos "a minha única" ou "a minha vida" (CBASD, vol 3. pág 806 e 770). Davi pede que Deus não fique parado no meio desta situação (v. 17, 22, 23). Davi prometia cantar louvores a Deus diariamente após o livramento.


Podemos sentir neste salmo a profunda angústia que é causada pela traição de pessoas que eram amigas. Jesus também experimentou a traição, por parte de Judas. Ele nos compreende quando passamos por esta situação. Sendo assim, podemos clamar a ele com a certeza que ele nos ouvirá, nos compreenderá e fará o necessário nesta situação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.