sábado, 21 de setembro de 2013

Salmos 45 - O casamento do rei

De acordo com o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia (vol. 3, pág. 834), este salmo celebra a união de um rei com uma princesa. Alguns versos dele são claramente messiânicos. Há comentaristas que afirmam que todo o salmo também seja, embora seja melhor considerar certamente como messiânicos as passagens que foram citadas por outros autores inspirados onde eles fazem a aplicação da passagem em questão a Cristo.


O verso 1 é apenas uma introdução. Os versos 2 a 9 são palavras dirigidas ao noivo. Acredita-se que o verso 2 também seja messiânico, pois poderia estar tratando da formosura do caráter de Cristo.

Os versos seguintes mostram que o rei é aquele que obtém a vitória completa sobre os seus inimigos (v. 3-5). Note que nestes versos a linguagem trata de um rei que vai a uma batalha e vence.

Os versos 6 e 7 são claramente messiânicos, pois foram citados em Hebreus 1:8-9 afirmando que Jesus é superior aos anjos. Fazendo primeiramente uma aplicação local para os dias do salmista, o texto poderia estar dizendo que o seu trono é divino, ou seja, dado por Deus (CBASD vol. 3, pág. 835).

A cerimônia de casamento era a mais luxuosa possível, onde o noivo está extremamente perfumado com "mirra, aloés e cássia" (v. 8) em um palácio adornado com marfim e as suas damas de honra eram as "filhas de reis" (v. 9).

A partir do verso 9 é descrita a noiva, estando ao lado direito do noivo. O lado direito é uma posição de honra. Ela é aconselhada a esquecer a sua vida anterior e se dedicar inteiramente à nova vida que daquele dia em diante ela iria passar ao lado de seu marido (v. 10). A sua devoção ao marido irá fazer com que cada vez mais ele a ame e deseje (v. 11). Ela receberá presentes de outras princesas (v. 12), será extremamente bela e se vestirá em glória ao lado do rei (v. 13) e viverá uma vida de felicidade estando na presença do rei (v. 14-15)

Por fim, os filhos nascidos dessa união terão posição de honra, assumindo o lugar de seus pais no futuro (v. 16-17).










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.