Este é um hino no qual Davi exalta a Deus acima de tudo em sua vida. O Senhor é retratado aqui sob diversas características.
Primeiramente, Deus é o refúgio em momentos de crise (v. 1). Quando está em angústia o crente pode exclamar "guarda-me". Quando buscamos a Deus ele fica à nossa direita para nos proteger (v. 8). Esta é uma posição que indica honra, lealdade e proteção (Salmos 121:5). Davi sabia que Deus estava à sua direita pois ele tinha fé na proteção divina.
Davi afirmou que Deus era o seu Senhor (ou seja, seu amo) e o bem mais precioso que ele possuía (v. 3). Como Deus era o seu amo então o sentido dessa frase poderia ser "o Senhor é a fonte de todos os meus bens".
Davi afirmou neste salmo que tinha prazer em associar-se com os santos, ou seja, com aqueles que fazem a vontade de Deus (v. 4). Por outro lado ele não iria participar dos sacrifícios oferecidos a deuses falsos. Nas leis cerimoniais judaicas se usava vinho na libação (Êxodo 29:40; Números 15:5, 7), mas parece que havia cultos a deuses pagãos onde se utilizava sangue.
Nos versos 5 e 6 parece que o salmista está fazendo uma referência à divisão de terras entre as tribos de Israel, pois ele afirma que a sua herança é o Senhor (esta foi a herança dos levitas). Posteriormente ele fala a respeito da sua sorte e das divisas, provavelmente porque a divisão das terras entre as tribos de Israel foi feita mediante sorteio. A parte que ficou para ele por herança era "mui linda" justamente porque a sua herança era o Senhor. A palavra "cálice" do verso 5 tem o sentido de sorte ou destino.
Além disso, Deus representa para o salmista um conselheiro (v. 7). É durante a noite que temos uma grande oportunidade de falarmos com Deus e lhe abrirmos o coração, esperando que ele dê as respostas para os nossos anseios. A vida de relacionamento com Deus produz alegria e paz de espírito tão intensa que se reflete até mesmo no aspecto físico (v. 9 e 11).
Os versos 8 a 11 deste salmo foram citados por Pedro em Atos 2:25-31. Ali ele atribui o significado do verso 10 deste salmo à ressurreição de Jesus.
Aquele que busca a Deus, que abre o coração a Ele e que confia em sua proteção viverá com a alegria de conhecer o caminho que conduz à vida eterna. Viver em relacionamento com Deus: eis o caminho para a verdadeira felicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.