Em um momento de angústia devido à perseguição, Davi pergunta a Deus até quando ele iria passar por sofrimento. "Até quando" é uma pergunta que ele faz a Deus quatro vezes nos dois primeiros versos. Em momentos de extrema tristeza é provável que nós venhamos pensar que Deus não está vendo o nosso sofrimento (v. 1). Davi estava cansado de enfrentar lutas diárias e todo o resultado que ele obtinha era o sofrimento (v. 2).
Os versos 2 e 3 trazem duas curiosidades a respeito da morte, ou seja, do que acontece com uma pessoa quando ela morre:
No verso 2 Davi pergunta "Até quando estarei eu lutando dentro de minha alma?" Note que neste verso Davi estava lutando dentro de sua alma, ao contrário do senso comum que afirma que existe uma alma dentro de nós. A palavra "alma" na Bíblia tem o sentido de "criatura viva", na maioria dos casos, uma pessoa viva. Na criação o homem não recebeu uma alma, mas ele "foi feito alma vivente" (Gênesis 2:7). O sentido do texto seria então "Até quando estarei eu lutando dentro de mim?". A tradução da Bíblia de Jerusalém diz "Até quando terei sofrimento dentro de mim?", a Nova Versão Internacional diz "Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia?" e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz "Até quando terei de suportar este sofrimento?".
Já o verso 3 compara a morte a um sono, quando diz "para que eu não durma o sono da morte". Na Bíblia, a morte é comparada a um sono, devido ao estado de inconsciência da pessoa que morre (Jó 3:13; 14:10-12; Daniel 12:2; João 11:11; 1 Tessalonicenses 4:13-14). A BJ diz "para que eu não adormeça na morte", a NVI diz "do contrário dormirei o sono da morte" e a NTLH diz "para que eu não morra".
Davi tinha medo de ser derrotado pelos seus adversários e que estes viessem a prosperar (v. 4), mas então ele declarou a sua confiança em Deus, por meio de sua fé (v. 5). Sua fé fazia com que mesmo em angústia e perigo ele cantasse louvores a Deus (v. 6). Esta mesma fé é o que faz o cristão seguir adiante na sua carreira e enfrentar os desafios como, por exemplo, Paulo e Silas que entoavam louvores a Deus de dentro da prisão (Atos 16:24-25).
Com este Salmo aprendemos que é possível exercer fé e confiança em Deus mesmo em meio a angústia e medo da morte. É principalmente nessa hora que a fé é fundamental, para que possamos passar pelas crises com a mesma atitude de louvor dos momentos de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.