sábado, 25 de agosto de 2012

Números 14 - Otimismo e confiança

Análise do texto:

1-3 - O capítulo 14 começa mostrando a reação negativa do povo ao relatório da maioria dos espias. Como aconteceu antes, o povo desejou voltar para o Egito.
4 - O povo resolveu nomear um líder para guiá-lo em uma viagem de volta ao Egito. Neemias 9:17 deixa a entender que este capitão chegou a ser nomeado.
6 - Josué e Calebe rasgaram as vestes. Esta era uma forma comum de expressar humilhação e tristeza.
7-9 - Josué e Calebe deram sua opinião, expressando confiança no poder
de Deus para derrotar os inimigos.
18 - Deus perdoa, mas não inocenta o culpado. Significa que o pecador é sempre responsável por seus atos.
24 - Em Calebe houve "outro espírito". Aqui vemos uma clara indicação que a palavra "espírito" não significa uma entidade imaterial que continua vivendo após a morte do corpo. Neste caso, analisando o contexto, "outro espírito" poderia significar "outro ânimo" ou "outro pensamento" ou "outra disposição".
29-30 - Dos que saíram do Egito, não entraram na terra prometida todos os que foram contados no censo, de vinte anos para cima, com exceção de Josué e Calebe. Talvez os levitas também não tenham entrado nesta relação, pois no censo eles não foram contados a partir dos vinte anos. Além disso, não houve representante levita entre os levitas (CBASD, vol. 1, pág. 943)

Aplicação:

O capítulo 14 de números nos mostra de forma dramática alguns pontos importantes da vida de alguém que deseja fazer a vontade de Deus:

  • O quanto as palavras e atitudes pessimistas tem o poder de influenciar as pessoas;
  • A importância da confiança em Deus mediante os desafios a enfrentar. Ao invés de prestar atenção na estatura dos inimigos e na estrutura de suas cidades, o povo de Deus deveria ter em mente as maravilhas que Ele já tinha realizado (v. 11 e 22). Não importa quão grande seja o obstáculo, Deus sempre é maior;
  • Os versos 40-45 mostram o que acontece quando tentamos fazer algo contrário à vontade de Deus. Ele havia ordenado ao povo que mudasse a trajetória de sua jornada em direção ao deserto (v. 25), pois eles não entrariam na terra prometida. Porém, o povo resolveu subir o monte e acabou sendo derrotado pelos amalequitas e cananeus. Quando tentamos realizar uma obra que não está em conformidade com a vontade de Deus, esta obra tem tudo pra dar errado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao postar seu comentário.