sábado, 8 de dezembro de 2012

Josué 14 - A herança de Calebe

O capítulo 14 serve como um prefácio do relato da divisão das terras entre as 12 tribos de Israel. Duas tribos e meia, a saber, as tribos de Gade, Rúben e metade da tribo de Manassés já tinham recebido por herança as terras conquistadas além do Rio Jordão (Nm 32:31-33). Porém, as outras nove tribos e meia deveriam receber sua herança do outro lado do Jordão mediante sorteio, conforme foi instruído por Moisés.

Mais adiante (v. 4) é explicado o fato da tribo de Levi não ter recebido herança, mas apenas cidades onde deveriam morar no meio das outras tribos. Em seu lugar, os dois filhos de José foram contados separadamente como sendo duas tribos, a fim de refazer um total de 12 tribos. Assim, não existe uma tribo de José, mas sim as tribos de seus filhos Manassés e Efraim. No decorrer do relato bíblico os nomes das doze tribos mudam, mas o número sempre é em 12.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Josué 11, 12 e 13

O capítulo 11 registra o impressionante relato da medida desesperada do rei Jabim, de Hazor, que enviou mensageiros a vários outros reis da região para que unissem forças com o intuito de derrotar Josué e o povo de Israel. O historiados Flávio Josefo diz que a quantidade de guerreiros inimigos era "trezentos mil soldados armados, dez mil cavaleiros e vinte mil carros" (Antiguidades, v.i.18). (CBASD, vol. 2. Pág. 227). Talvez devido a esta grande quantidade de guerreiros foi necessário Deus afirmar novamente a Josué que ele alcançaria a vitória (Js 11:6), pois "O SENHOR os entregou nas mãos de Israel" (Js 11:8).